Criado na França,o fondue de Chocolate é sem dúvida uma Orgia de sabores para quem ama chocolate..
Acompanhado por frutas,bolos ou biscoitos,é sem duvida um Grand Finalle para um gostoso jantar ou o Grande Inicio para uma noite romântica.
Independente das intenções,vale a pena fazer ,se não para conquistar alguém,apenas para se dar esse prazer...

FONDUE DE CHOCOLATE.

250 gr de chocolate ao leite
250 gr de chocolate meio amargo
100 ml de vinho branco
100 ml de creme de leite fresco
Pique o chocolate e coloque numa panela junto com o vinho branco.
Leve ao fogo brando para derreter, acrescente o creme de leite e sirva em
seguida.
Vire o creme em um rechaud para fondue.
Degusta-se o fondue de chocolate com frutas da estação (morango, abacaxi,
banana, kiwi, maçã...) cortados em cubos pequenos que serão mergulhados
no chocolate.


Fondue não é só de queijo,existe outras variações tão gostosas quanto o de queijo,o de carne ou Bourgnone .
Eis algumas boas dicas que tenho certeza que todos vão gostar...
Tipos de carne
Você pode escolher carne de boi, cordeiro ou de aves desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela sua maciez. Limpe-o bem e corte em cubos ou tiras.
Dicas para uma boa fondue de carne
Para levar a fondue de carne à mesa, coloque papel impermeável entre as fatias de carne, isto evitará que elas grudem e facilitando o manuseio.
Se a carne estiver cortada em tiras, enrole-a no garfo apropriado para fondue, se for cubo basta espetá-la. Só depois frite no óleo bem quente. Os garfos com dentes pequenos espetam com mais firmeza.
Para deixar a sua fondue de carne mais saborosa, corte a carne e coloque-a em uma tigela forrada com rodelas de cebola. Regue com azeite de oliva, coloque um ramo de manjericão e salpique pimenta-do-reino em grãos. Espalhe com uma camada de cebola e cubra com papel-alumínio ou filme plástico. Deixe tomar gosto por 12 horas. No outro dia, antes de servir, retire os pedaços de carne e seque com toalha de papel.
Caso prefira carne de aves, o filé é mais apropriado. Tome cuidado para não fritar em excesso, assim a carne ficará seca, elástica e perderá o sabor.
Para acompanhar a fondue de carne
Monte um conjunto de temperos e leve à mesa, como sal, páprica, pimenta-do-reino moída. Só tempere a carne depois de frita.
Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isto faria a carne criar água e, consequentemente, o óleo espirra.
Não coloque ervas sobre a carne antes fritar, pois elas queimam e deixam um aroma desagradável.
Distribua em tigelas pequenas pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão.
Sirva pelo menos quatro molhos diferentes.
Como fazer uma deliciosa fondue de carne
Lave e seque ½ kg de filé mignon e pique em cubos regulares.
Pique 1 cebola média em rodelas e forre o fundo de uma assadeira.
Espalhe a carne, regue com 3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol e distribua a pimenta em grãos e os ramos de manjericão.
Pique mais 1 cebola média em rodelas e cubra a carne.
Tampe a assadeira com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.
No momento de servir, retire a carne da geladeira, seque-a com toalha de papel.
Arrume-a em uma travessa, colocando papel impermeável entre os pedaços de carne.
Reserve: Coloque 3 xícaras (chá) de óleo de semente de uva ou gordura vegetal em uma panela própria para fondue. Leve ao fogo até o óleo aquecer. Retire e transfira a panela para o fogareiro e leve à mesa. Use chama alta para o óleo permanecer quente.
Como servir: espete um pedaço de carne com um garfo próprio e frite no óleo. O tempo de fritura depende da preferência de cada pessoa. Depois de frita, retire a carne e tempere com sal, pimenta. se preferir use páprica. Em seguida passe no molho de sua preferência.
Dicas: use óleo sem cheiro ou gordura vegetal. A temperatura ideal é a de 180°C. Não use o óleo mais de uma vez. A altura da gordura deve ser no máximo até a metade da altura da panela.
Se preferir, sirva com alguns legumes crus: talos de salsão, cenoura, pepino e folhas.

Sei que inverno é uma coisa meio rara aqui em São Paulo,mas nas noites meio geladas e com garoinha,não tem nada mais gostoso e aconchegante que o Fondue.E além de aquecer a barriguinha,ainda dá para reunir em volta da mesa boas companhias e um bom vinho.Melhor que isso?Só frango!!!rsrsr.

A História da fondue
fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.
Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.
A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.
Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

RECEITA ORIGINAL SUÍÇA.

Fondue de Queijo.


1 ½ xícara de queijo Gruyere picado (180g)
1 ½ xícara de queijo Emmental picado (180g)
½ xícara de queijo Appenzeller picado (60g)
2-3 colheres de sopa de farinha
1 dente de alho cortado ao meio
1 xícara de vinho branco seco
1 colher de chá de suco de limão fresco
1 pitada de Kirsch, um licor suíço (opcional)
Pimenta moída na hora a gosto
1 pitada de noz moscada
Pão com crosta crocante, cortado em cubos grandes
Modo de fazer:
Em uma tigela de tamanho médio combine os três queijos e junte a farinha.
Passe as metades de alho no fundo e lateral da panela de fondue.
Adicione o vinho e aqueça em fogo médio até que esteja quente, mas não deixe ferver.
Junte o suco de limão e o Kirsch. Adicione um punhado da mistura de queijos à panela de fondue, mexendo constantemente e não juntando mais queijo até que o anterior tenha derretido. Por fim acrescente a pimenta e a noz-moscada.
Tire a panela do fogo e coloque diretamente no queimador do aparelho de fondue à mesa. Ajuste a temperatura do queimador para que o fondue continue borbulhando suavemente. Servir com os cubos de pão.

FOUNDUE DE QUEIJO ECONÔMICO.

Ingredientes
- 1 dente de alho cortado ao meio
- 600 g de queijo prato de boa qualidade
- 3 xícaras (chá) de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- pimenta do reino branca à gosto
- 1/2 colher (café) de noz moscada ralada
- 1/2 xícara (chá) de conhaque
- cubos de pão

Modo de Preparo
Esfregue o alho por toda a superfície interna de uma panela própria para fondue ou use uma esmaltada. Coloque dentro o vinho e leve ao fogo. Quando ferver, junte o queijo (ralado no ralador de batata palha), mexendo sempre com uma colher de pau até que o queijo derreta. Tempere com sal e pimenta. Dissolva a farinha de trigo no conhaque, junte o queijo, diminua o fogo para cozinhar a farinha. Leve à mesa com o fogareiro aceso. Sirva espetando cubos de pão no garfo de cabo comprido e mergulhando no fondue.