A culinária tailandesa é uma referência para os bons gourmets. Isto decorre do fato de a Tailândia possuir ótimas condições climáticas permitindo que apresente alimentos em fartura e também pelo cuidado e delicadeza com que os tailandeses preparam suas refeições originando pratos que são uma verdadeira arte culinária.

Para os tailandeses o comer é um ato informal, porém com um valor social muito arraigado. Segundo os próprios tailandeses a comida e o ato de comer têm de ser “Sanuk” o que significa em alegria.

Para o preparo dos pratos tailandeses o mais importante é ter em mãos os temperos mais usados nesta culinária.

Diferente do que imaginamos, a maioria são ingredientes usados no dia-a-dia e fáceis de encontrar em qualquer supermercado, como o leite de coco, alho, coentro, raspas de limão, folha de limão kafir, pimenta do reino e açúcar mascavo. Entre os temperos menos conhecidos pelos brasileiros está o nam pla, um molho de peixe fermentado, de forte aroma, que tem por finalidade salgar o alimento.

Os pratos apimentados são preferências em toda a Tailândia.

A pimenta e o chilly provêm originalmente da América Central e da América do Sul, e foram introduzidas na Tailândia através da chegada dos comerciantes portugueses no século XVI.

O chilly é uma planta tropical da família do pimentão, conhecida por pimenteira-cumari ou peperoncino, possui sabor picante, é encontrado ao natural ou seco, inteiro ou em pó, na forma de pasta e de molho pronto com tomates. Recomenda-se que tome muito cuidado na sua manipulação para evitar queimaduras nos olhos e na pele.

Mesmo com a unânime utilização dos ingredientes picantes, a comida tailandesa varia conforme as regiões.

Porém, podemos considerar uma refeição clássica tailandesa composta por peixe no vapor, sopa, peixe frito, molho picante, salada, curry de frango ou porco e de sobremesa frutas. Mas a estrela do menu é o tradicional arroz jasmin. De origem tailandesa, este arroz é conhecido pelo aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite.

A textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos. O arroz é a base não só da comida, mas também da vida os tailandeses, o que pode ser evidenciado pela palavra utilizada para descrever o ato de comer “Khau” que significa arroz.

Fonte: www.nutrociencia.com.br

RECEITAS :



Arroz à Indiana


1 xícara (chá) de amêndoas peladas, tostadas e picadas
2/3xícara  (chá) de passas pretas sem caroço
3 xícara  (chá) de arroz
1 colher  (sopa) cheia de manteiga
1 colher (sopa) de curry em pó
2 cebolas médias
sal e pimenta


Dourar as cebolas batidinhas na manteiga e refogar o arroz. Quando começar a frigir, molhar com 6 xícaras (chá) de água quente, mexer bem e temperar com sal, um pouquinho de pimenta e o curry. Cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando. O arroz deve ficar solto e "al dente". Misturar então com as passas, mas só acrescentar as amêndoas no momento de servir, para que permaneçam crocantes.


Camarões Vermelhos Picantes


1colher  (sopa) de óleo
1 maço pequeno de coentro com as folhas separadas e picadas fino
3 tomates grandes sem pele, sem sementes e picados
16 camarões crus, sem casca e limpos

Marinada:
2  colher(chá) de gengibre fresco picado fino
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de suco de limão
8 pimentas frescas vermelhas ou verdes picado fino
6 dentes de alho picados fino
sal


Para fazer a marinada, misturar bem em um vasilha o alho, o gengibre, as pimentas, o suco de limão, o açúcar e temperos, com sal, a gosto. Cobrir e deixar marinar na geladeira por 15 a 20 horas. No processador de alimentos ou no liquidificador, bater os tomates até obter uma pasta lisa. Em um wok ou frigideira grande, aquecer o óleo. Reduzir o fogo, juntar os camarões marinados e o molho e refogar, mexendo sempre, por 2 a 3 minutos. Passar os camarões para uma panela, adicionar os tomates e o coentro e misturar bem. Cobrir e assar por 30 minutos.

Frango Indiano


2 colheres (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
½ colher (chá) de colorau
4  colheres(chá) de sal
½ xícara de suco de limão
1 e ½ quilos de frango em pedaços
1 pote de iogurte natural
pimenta em pó
alho picado


Lavar e secar o frango. Misturar o suco de limão com sal e esfregar no frango. Bater no liquidificador, o alho, o gengibre, iogurte e a pimenta até formar um creme. Acrescentar sem bater o colorau. Cobrir o frango em pedaços com a mistura e deixar na geladeira por umas 8 horas. Colocar numa forma e cobrir com pedaços de manteiga por cima. Assar virando sempre os pedaços. O frango estará pronto quando espetar e não sair um líquido rosado.

Graam Masala (Tempero Indiano)


noz-moscada
pimenta preta
cardomono
feno grego
cravo
canela


Colocar todos os ingredientes em uma panela ou frigideira (de preferência anti-aderente) e deixar torrar. Moer e guardar.

Maionese Indiana


1 colher (sopa) de tempero verde picado
1  colher(sopa) de mostarda
3 colheres de suco de limão
2 cebolas grandes picadinhas
1 lata de creme de leite
1 colherinha(café) de sal
pimenta a gosto


Misturar bem o creme de leite com o suco de limão, a mostarda, o sal e a pimenta. Acrescentar a cebola, a salsa e tornar a misturar.

Pão Nan Indiano


1 colher(sopa) de fermento em pó
1 colher(sobremesa) de sal
100 gramas de manteiga derretida
1 e ½ copo de água
2 potes de iogurte
1 quilo de farinha
2 ovos


Misturar primeiro os ingredientes secos depois colocar os ovos e a manteiga acrescentar água e separar em bolinhas pincelar com manteiga abrir com o rolo e dê uma puxadinha na ponta e assar em forno a 200 graus ou em fôrma de barro por 2 minutos.

Torta de Brócolis



Massa:
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
½ xícara de água
Farinha integral o suficiente
1 ovo

Cobertura:
2 colher (sopa) de azeite
1 tomate descascado e picado
1 molho de brócolis
1 cebola


Misturar tudo e forrar uma forma com essa massa. Colocar uma panela no fogo com água. Assim que ferver acrescentar um pouco de sal e o brócolis. Deixar cozinhar durante 2 minutos e escorrer. Refogar a cebola picada no azeite e acrescentar os brócolis, deixar no fogo durante alguns minutos. Bater no liquidificador 2 ovos, ½ xícara de água, 3 colheres de queijo ralado, 1 colher (sopa) de amido de milho.

Montagem Final:
Untar um tabuleiro e colocar a massa, sobre esta o brócolis e depois a mistura batida no liquidificador. Levar para assar em forno quente.