Em uma primeira olhada podemos confundir o Whoopie Pie com Bem Casado ou Macarron.,entretanto a Chef Dianna Macedo esclarece a diferença  em uma reportagem da Revista do Globo: "- O bem-casado é mais bolo; o macarron está mais para suspiro e o whoopie pie é um cookie mais macio"

A novidade chegou ao Brasil há pouquíssimo tempo e já está se tornando mania.

 É um sucesso nos Estados Unidos e na Europa, onde está dividindo as atenções com os cupcakes  nas lojas mais refinadas.
 O docinho é uma espécie de sanduíche redondo feito com uma  massa macia e recheios fartos e variados.
 Originalmente, o doce foi criado na região da Pensilvânia, nos Estados Unidos, pela comunidade Amish. As mães, ao fazerem bolinhos para as lancheiras dos filhos, colocavam a massa também por cima do recheio para que esse não se espalhasse durante o transporte.
 A palavra whoopie – que pode ser traduzido como “oba!” – vem da reação da criançada ao abrir a lancheira e encontrar o doce.
 A versão tradicional do whoopie é feita com massa de chocolate e recheio de marshmallow.  
 Entretanto vou passar a receita com o recheio de Chocolate, não menos gostoso que a versão original.

WOOP PIE COM RECHEIO DE CHOCOLATE.
Para a massa:
- 35 g de chocolate em pó
- 300 g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de fermento em pó
- pitada de sal
- 100 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 175g de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 125 ml de leite

Para o recheio:
- 200 g de chocolate amargo picado
- 100 ml de creme de leite
- 50 g de manteiga

Para a cobertura:
- 200 g de açúcar de confeiteiro
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1/4 de xícara de água

Comece fazendo o recheio, colocando o chocolate, o creme de leite e a manteiga em uma refratário em banho-maria, mexendo até que o chocolate derreta e fique completamente incorporado no creme de leite e na manteiga. Quando estiver um creme bem homogêneo, tire do banho-maria deixando esfriar por cerca de 30 minutos, que será um pouco mais do que o tempo de prepara a massa e assar.

Pré-aqueça o forno em 170°C e prepare a assadeira com papel manteiga untada levemente com manteiga ou use um tapete de silicone. Em uma tigela peneire o chocolate em pó, farinha, bicarbonato, fermento e sal, deixando pronta a mistura de farinha. Agora, em outra tigela junte a manteiga, o açúcar e ovo, formando um creme. Em outro recipiente, coloque o leite e a essência de baunilha. Junte a mistura de farinha no creme de manteiga em partes, alternando com o leite, batendo até a massa ficar macia e fofa.

Coloque a massa na assadeira/tapete de silicone, fazendo montinhos, em número par, com a ajuda de uma colher, deixando espaço entre um e outro para eles crescerem. Leve para assar por 15 minutos no forno até que eles estejam assados e firmes. Tire e deixe esfriar em uma grade de confeiteiro. Bata o creme de chocolate na batedeira até que ele esteja bem consistente e fofo, espalhando na parte chata do whoopie, fechando com outra metade, formando um sanduíche.

Para a cobertura, coloque em uma tigela o chocolate e o açúcar de confeiteiro, ambos peneirados, com a água mexendo até ficar uma calda. Se achar que está grossa, acrescente apenas um pouquinho de água. É só colocar essa calda sobre os whoopies e decorar com confeitos.

Esta receita rende cerca de 6 whoopies.