Se você é da turma que retira todas as frutas do panetone,pare de sofrer.!Esse panetone é perfeito para você!Faça e comprove!M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

PANETONE MADRILENHO.

2 1/4 xícara(chá) de farinha de trigo.
1 colher(sobremesa)de levedo de cerveja ou 1 tablete de fermento biológico fresco.
3 colheres(sopa)de manteiga sem sal;não troque por margarina.(e um pouquinho mais para untar a forma)
4 colheres(sopa)de açúcar.
3 ovos
1 colher(chá)de raspas de casca de laranja.
1 colher(chá)de raspas de casca de limão.
4 a 5 gotas de aroma de limão.
1 colher(sopa) de licor marrasquino.

Para a cobertura:

80g.de pasta de nozes.
40 g.de açúcar impalpável(e mais um pouco para polvilhar)
1/2 cálice de rum ou licor seco.
1/4 xícara(chá)de açúcar granulado.

MODO DE FAZER:

Faça uma coroa com a farinha e coloque o levedo,a manteiga,o açúcar,os ovos,as raspas.o aroma e o licor no centro.Misture tudo.A seguir,incorpore a farinha da coroa e amasse até obter uma massa homogênea.
Abra a massa com as mãos e enrole.A seguir,coloque-a em um recipiente coberto com filme plástico e deixe crescer.
Depois de crescida,forme uma bola e coloque sobre uma assadeira untada e deixer crescer até aumentar 3/4 no volume.
Enquanto a massa cresce prepare a cobertura.
Cobertura:Misture a pasta de nozes,40g.de açúcar impalpável e o licor,formando uma espécie de creme.
Cubra a superfície da massa com esse creme.
Salpique o açúcar.
Polvilhe com o açúcar peneirado e leve ao forno pré aquecido(180°)por cerca de 40 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar.A seguir, polvilhe novamente com o açúcar peneirado.
Panetone é uma delícia!Isso é uma coisa que não se discute.Entretanto os industrializados sempre tem menos frutas que prometem a embalagem,deixando um pouco de decepção na hora de comer....!
Então para por um fim á isso,que tal fazer em casa!É um pouco trabalhoso,mas o resultado compensa!

PANETONE MILANÊS. (ORIGINAL)

2 1/2 xícara(chá)de farinha de trigo.(e um pouco mais para polvilhar)
3 colheres(sopa)de manteiga sem sal.(não troque por margarina)
2 1/2colher(sopa)de açúcar.
1 colher(sopa)de mel.(pode ser favinho ou glucose amarela)
2 ovos(e 1 ovo batido para pincelar)
1 colher(chá)de raspas de casca de limão.
1 colher(chá)de raspas de casca de laranja.
5 ou 6 gotas de aroma de flor de laranjeira.
1 colher(sopa)de rum ou licor seco.

Decoração:
Glaceado de açúcar.
1 cereja ao marrasquino.
1 figo cortado em quatro pedaços.
4 nozes descascada.
4 amêndoas.

Massa  Esponja.
3 colheres(sopa)de farinha de trigo.
1 colher(sopa)de açúcar.
1 colher(sopa) de levedo de cerveja ou 1 tablete de fermento biológico.
1/2 xícara(chá) de água gelada.

Recheio:
150g.de uvas passas.
150g.de casca de laranja cristalizada picada.
80 g.de nozes picadas.
50g.de amêndoas.

Modo de Fazer:
Massa Esponja:Coloque a farinha e o açúcar em um recipiente:a seguir acrescente a levedura.
Despeje a água,misture e deixe crescer
Massa:Faça uma coroa com a farinha.No centro,coloque a manteiga,o açúcar,o mel,os dois ovos,as raspas,o aroma o licor e misture bem.Acrescente a massa esponja já crescida e misture novamente.A seguir,integre o farinha da coroa.Amasse bem sobre uma mesa levemente enfarinhada,até obter uma massa homogênea.Coloque a massa em um recipiente,cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Recheio:Misture tudo muito bem e reserve.
Montagem:Com um rolo abra a massa em um retângulo e coloque o recheio no meio.
Leve uma das extremidades da massa até o centro e depois a outra,passando-a por cima,em seguida feche as pontas(um envelope)
Corte a massa em pedaços.
Continue cortando a massa e integrando bem os pedaços.
Junte tudo e forme uma bola.Coloque-a forma de papel para panetone de 1q.
Deixe crescer(até ficar a 1cm.da borda).
Coloque a fòrma de papel sobre a assadeira e pincele a superfície da massa com ovos batido.
Faça uma cruz muito profunda com uma faca bem afiada.
E asse em forno pré aquecido(180°),durante 1 hora.


                O arroz é um alimento rico em carboidratos na forma de amido, por isso a sua principal função é energética. Mas não é só: o arroz tem proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. O arroz integral e o polido são semelhantes; porém, o primeiro tipo mantém uma quantidade maior de fibras e nutrientes, pois não é descascado nem polido.

As proteínas do arroz, ao contrário dos outros cereais, não se localizam apenas na película, mas se espalha por todo o grão. Desta forma, o amido é permeado pelas proteínas, dando-lhe um alto valor nutricional de fácil digestão.

O perfil de nutrientes do arroz pode ser melhorado com a adição de outros alimentos em seu preparo, como o leite, as carnes, aves, ovos, peixes, legumes e queijos. Mais do que isso, o arroz é um alimento versátil que pode ser utilizado de maneiras simples a elaborações sofisticadas.

O arroz tem origem asiática e foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Hoje há muitas variedades do arroz, de todos os tipos e para todos os gostos, você já sabe a diferença entre eles?


• Integral: Este tipo mantém a camada externa do grão, o farelo. Além de conservar vitaminas do complexo B, contém fibras benéficas ao intestino, é o tipo com maior quantidade de gordura benéfica à saúde, cerca de 6,5%. Para quem estranha o sabor, é recomendável refogar com alho, além de bastante cebola. Pode ser encontrado em grãos longos ou curtos

 Parboilizado: mais processado que o integral e menos processado que o branco, nele está presente parte de algumas vitaminas, minerais e fibras. Ele seria o intermediário entre o arroz integral e o branco.

• Branco: é o mais refinado, perdendo a casca e a película que reveste o grão, não oferecendo tantas vitaminas, fibras e minerais como os outros anteriores, sendo basicamente um carboidrato que dará energia.


Mas há outras classificações dentro destas:

TAILANDÊS ou TAILANDÊS Apresenta grãos brancos, finos e longos, que desprendem um aroma intenso e têm sabor amanteigado quando cozidos. É bom puro ou com legumes e carne de porco.
BASMATI Também chamado indiano, é um arroz fino e longo, com sabor e aroma marcantes, que lembram nozes torradas ou pipoca. Cozido no vapor ou na água, é ideal para receitas condimentadas.
SELVAGEM Esse grão, que não é arroz embora seja conhecido como tal, cresce espontaneamente próximo aos lagos da América do Norte e do Canadá. Com sabor de nozes ou avelãs, vai bem com peixes e legumes.
RÁRIS Uma tipo que reúne sete cereais, entre eles o Arroz Integral e o Selvagem

INTEGRAL NEGRO De textura macia e sabor parecido com o de castanhas, é produzido há quase um ano em algumas regiões do Brasil. Tem mais proteínas e fibras do que o longo e é menos calórico. Contém pitadas de ferro e, portanto, pode ser útil para afastar a anemia.
INTEGRAL LONGO É o arroz descascado e não polido, com grãos longos. Com consistência um pouco mais firme do que a dos brancos, também pode ser usado na culinária em geral.
CATETO INTEGRAL É o arroz apenas descascado e sem polimento. Tem textura firme e sabor forte. Pode ser consumido puro, com legumes refogados ou em ensopados.
CATETO INTEGRAL MISTO A combinação do arroz integral com o arroz vermelho - cultivado e muito utilizado no Nordeste brasileiro - resulta num preparode textura firme e sabor marcante.

ARBÓREO Variedade italiana com grãos largos e perolados, que absorvem bem a água e o sabor dos temperos. Ficam amanteigados e al dente em risotos, canjas, sopas e doces. O carnaroli, também italiano, é similar a esse tipo. O arbóreo é mais usado para fazer risoto, ele concentra bastante amido, o que confere aquela consistência cremosa. Também tem uma incrível capacidade de absorver condimentos.

VERMELHO Apresenta uma película vermelha em seus grãos

JAPONÊS Conhecido também como Cateto Branco, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis

BRANCO O arroz do dia-a-dia não é dos mais nutritivos, mas ainda assim é fonte de carboidratos e proteínas. Seu empobrecimento se deve à retirada da casca no beneficiamento, embora já existam nos supermercados versões enriquecidas com minerais como zinco e ferro.
O arroz branco ou polido é dividido em três classes:
 longo, curto e médio.
-Longo ou arroz agulha, maravilha, amarelão e fortuna: é constituído de grãos espessos e largos, com 0,6 mm a 0,9 mm de comprimento, após o polimento. Trata-se de um grão nativo da Índia, sendo o tipo mais consumido em todo o mundo. Se cozido corretamente fica bem soltinho, o que agrada o paladar do brasileiro e, devido a esta característica, este tipo de arroz pode ser servido sozinho.

-
Médio: também conhecido como arroz arbóreo ou italiano, este tipo de arroz tem grãos levemente amarelados, um pouco alongados, com 5,31 mm a 5,99 mm de comprimento, após o polimento. São menos brancos e mais transparentes que os grãos curtos. Durante o cozimento do arroz arbóreo há uma maior liberação de amido o que deixa a preparação mais cremosa, e por isso mesmo indicado para os risotos. No Brasil também é conhecido como arroz matão, blue-rose, cambraia, caienae zênite.

-
Curto ou beira-campo, rendimento e saquarema: os grãos são ligeiramente arredondados, acentuadamente curtos e com aspecto 'rechonchudo'. Possuem comprimento menor que 5,31 mm após o polimento e, depois de cozido, ficam 'pegajoso' ou com os grãos unidos. É conhecido como japônico, sendo mais consumido no Sudeste Asiático, em algumas regiões da Europa, China e Japão. A textura úmida e os grãos unidos e macios permitem a modelagem durante o preparo.
Então, para identificar o arroz, procure no pacote:
Grupo
Define se é com casca ou beneficiado.

Subgrupo
Informa se o arroz com casca é natural ou parboilizado, se o beneficiado é integral, parboilizado branco ou parboilizado integral.

Classe
Determina se os grãos são longos, finos, médios ou curtos.

Tipo
Classifica o porcentual de grãos inteiros e com defeitos - quebrados, manchados, amarelados, mofados, rajados ou de aparência esbranquiçada. Varia de 1 (o melhor) a 5.
fonte http://claudia.abril.com.br/receitas