INGREDIENTES:

1 (café) de essencia de baunilha
1 (sopa) de fermento
3 e ½ de farinha de trigo
1 (chá) de nescau
3 de açúcar
4 porções de clara em ponto de neve
1 coca cola quente média
2 tabletes de margarina
4 gemas

Cobertura:
3 (sopa) de achocolatado
1 (café) de margarina
2 (sopa) de açúcar
1 de leite



Bolo:
Misturar 4 gemas, o açúcar, e a margarina. Bater bem. Adicionar o achocolatado, a baunilha, o fermento e a farinha de trigo. Por último, acrescentar a coca cola e as claras em neve. Levar ao forno em tabuleiro untado e polvinhado com farinnha de trigo. Assar em fogo baixo por 45 minutos até fincar um palito e o mesmo sair limpo.

Cobertura:
Levar todos os ingredientes da cobertura ao fogo e deixar ferver. Assim que o bolo estiver pronto furar e despejar a cobertura por cima. Opções: Pode-se fazer dois tabuleiros e uní-los com doce de leite misturado com ameixa, coco ou cerejas. Pode-se cobrir com uma cobertura de chocolate que já vem pronta na lata e polvilhar com granulados.

O MILK SHAKE.


O verão só começa oficialmente dia 21 dezembro. Se já está esse calor, imagine quando ele chegar de verdade? Uma maneira bem gostosa de se refrescar nesses dias é tomando um milk shake. Pode ser do tradicional - chocolate, creme ou baunilha - ou com iogurte e frutas, quando ele ganha o nome de smoothie e fica bem mais leve.

Quando o milk shake surgiu, em 1885, ele era considerado um “tônico fortificante”. Além do leite e do sorvete, a receita levava calda, uísque e até ovos (eca!). Mas a gororoba não durou muito tempo, e por volta de 1900 o que fazia sucesso já era só o sorvete, o leite e as caldas.

A história da bebida está diretamente ligada ao desenvolvimento dos liquidificadores e o surgimento dos canudos. O primeiro, ao ser transformado em “mixer” (um tipo de liquidificador onde a espátula desce sobre o copo), possibilitou a existência dos shakes densos, cremosos e aerados que tomamos hoje.

O segundo foi criado para tomar bebidas bem geladinhas, do tipo que não é bom nem enconstar no copo para não esquentar. Passou pelo mint julep (uma bebida alcoólica com menta), pela limonada, e finalmente encontrou o milk shake, do qual se tornou inseparável. Curiosidade: o inventor do canudo também inventou o apontador de lápis. Genial, não?

Ficou com vontade? Siga esta receita e faça o seu ou escolha abaixo um dos lugares que oferecem um milk shake caprichado:

MILK SHAKE CAPRICHADO.

Ingredientes
1 lata de LEITE MOÇA®
meia xícara (chá) de Chocolate em Pó DOIS FRADES®
1 forma de cubo de gelo
Modo de Preparo
Bata no liqüidificador, o LEITE MOÇA®, duas vezes a medida (da lata) de água, o Chocolate e o gelo até obter uma bebida homogênea. Sirva a seguir.
Dica:
- Querendo, junte quatro bolas de Sorvete de Creme ou Chocolate Nestlé.
- Sirva em copos decorados com cobertura de chocolate

PÃO COM OVO.




1 ovo
1 pão francês
Sal a gosto

Para Fritar:
Margarina


Passe uma camada generosa de margarina em um dos lados do pão de forma e frite numa frigideira anti-aderente. Vire para que o outro lado doure um pouco e retire do fogo. Retire um pouco do miolo do pão, deixando um círculo bem no centro. Volte o pão para a frigideira e coloque o ovo neste espaço aberto. Coloque sal a gosto e espere cozinhar bem. Vire e frite do outro lado.

HAMBURGUER DE SIRI.




450 gramas de carne de siri ou caranguejo, pré-cozida, se possível sem casca
5 fatias de pão de forma esfarelado
¼ de pimentão vermelho ou verde, picado
4 colheres de (sopa) de xerez ou vinho branco
2 colheres de (sopa) de cebola, picada
½ xícara de (chá) de farinha de rosca
2 colheres (chá) de páprica
¼ xícara de manteiga ou margarina derretida
Fatias de limão e coentro ou salsa para guarnecer
1 ovo batido
Catchup


Retire qualquer eventual casquinha da carne de siri, depois misture-a com o farelo de pão e os 5 ingredientes seguintes. Sobre um pedaço de papel manteiga, misture a farinha de rosca e a páprica. Forme 12 hambúrgueres com a mistura de siri. Passe os hambúrgueres na manteiga derretida e depois na mistura de farinha de rosca e páprica. Depois frite em uma panela anti aderente até ficarem dourados. Para preparar no microondas, cubra com papel manteiga e cozinhe em potência alta (100%) por 3 a 5 minutos, até ficarem firmes, virando na metade do cozimento. Sirva bem quente, guarnecidos com limão e ramos de coentro ou salsa. Se gostar, acompanhe com ketchup, mostarda ou maionese

CACHORRO QUENTE.




15 salsichas
15 pães de hot dog
2 xícaras de maionese
1 xícara de ketchup
5 colheres de mostarda
2 batatas
Batata palha a gosto
1 copo de leite (200 ml)
2 colheres de manteiga
Sal a gosto


Em uma panela ferva a água com vinagre a gosto. Em seguida, cozinhe as salsichas. Cozinhe as batatas até elas ficarem prontas. Descasque-as e moa. Coloque em uma panela com o leite e a manteiga até formar um purê. Em uma tigela misture a maionese, o ketchup e a mostarda até obter um molho homogêneo. Distribua o molho em todos os pães. Em seguida, junte a salsicha no pão, coloque o purê e a batata palha em cima.