Com pouquíssimo trabalho e nenhum segredo, amêndoas de cacau se transformarão em um gostoso chocolate realmente caseiro,cuja vantagem é ser puro e rico em proteínas.
A única desvantagem é que ele não pode ser feito sob tantas versões como os industrializados,já que só poderá ser do tipo Ao Leite.
Divirta-se com essa experiência

Fabricação do chocolate caseiro.


Coloque as amêndoas do cacau ou os grãos de cacau em uma assadeira grande e leve-as ao forno à temperatura de 150º,durante 30 minutos.Quando elas começarem a estalar,remexa-as com uma colher várias vezes para que torrem por igual.Mas não se esqueça de tirá-las do forno no tempo exato,ou seja meia hora,caso contrário elas produzirão um chocolate com paladar muito amargo.
Com o auxilio de uma faca retire as cascas das amêndoas e deposite em uma vasilha grande.Passe-as em um moedor de carne por três vezes.A massa obtida terá um consistência pastosa.
A esta pasta de cacau acrescente açúcar e leite(para cada quilo de amendôas ,utilize 2 quilos de açúcar refinado e 2 litros de leite B).Esta receita produzirá cerca de 3,5 quilos de chocolate em barra ou em pó.
Misture bem todos os ingredientes com o fogo baixo(o fogo alto provoca o açucaramento da pasta de cacau),durante uns 10 minutos a 15 minutos,mexendo constantemente.
Quando a massa começar a soltar da panela,é sinal que já está no ponto.
Despeje-a em uma assadeira e deixe resfriar totalmente.Corte-as em barras ou tabletes menores,a seu gosto.Você poderá saborear esse deliciosos tabletes ou então derrête-los em banho maria para fazer bombons,ovos de páscoa ou para servir de cobertura para bolos,etc.
Obs:É necessário fazer a temperagem antes de moldar.


Um pouco de cultura sempre é bom, conheça a história, origem e como surgiu o Ovo de Chocolate e as tradições de páscoa. O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.
Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.
Existem três tipos básicos de chocolates:Os Nobres,Os Hidrogenados e Os Fracionados.

Nobres:São aqueles que contém alto percentual de manteiga de cacau em sua composição.É o único que pode ser chamado mesmo de chocolate.Para garantir a facilidade de manuseio,brilho e uma textura que derreta na boca,o chocolate deve passar pelo processo de temperagem antes de ir para os moldes.

Hidrogenados(cobertura):Os hidrogenados levam o título de coberturas.São aqueles onde a manteiga de cacau foi substituída por óleo de soja ou outro óleo similar,portanto não é considerado um chocolate nobre.Custa mais barato,é mais fácil e mais rápido de trabalhar,pois dispensa o resfriamento.Encontrado nas mesmas versões do chocolate nobre.É ideal para decoração em geral.Entretanto seu sabor e sua textura é muito inferior ao chocolate nobre.É vendido em barras ou pastilhas(gotas ou moedas).

Fracionados(coberturas):Como os hidrogenados, também são coberturas.A diferença é que os fracionados são feitos com a gordura extraída de um coco chamado "Palmisde",que segundo o fabricante Siber,acentua mais o sabor e melhora sua textura.É usado para banhos em pão de mel e em trufas.Também dispensa a temperagem antes da moldagem.E vendidos em barra ou pastilhas(gotas ou moedas)

CHOCOLATE DIETÉTICO:Também chamado de "diet",ele é formulado para atender a certos tipos de patologias como o diabetes.Logo não é apropriado para regimes de emagrecimento.Assim como o chocolate nobre ,é necessário a temperagem antes da moldagem.



.O SUCESSO DE QUALQUER TRABALHO DEPENDE DE CONHECIMENTO PRÉVIO,E COM O CHOCOLATE NÃO É DIFERENTE.MESMO QUE SUA PRODUÇÃO SEJA APENAS DOMÉSTICA,VALE SEGUIR ALGUMAS REGRAS:

Evite o desperdício:Trabalhe sobre papel manteiga,para recolher as rebarbas e aparas que,junto com as peças imperfeitas,sejam aproveitadas em crocantes ou em recheios de bombons.

Luvas,toucas e avental:É mais higiênico trabalhar com luvas descartáveis,que também evitam as temidas "impressões digitais",causadas pelo calor das mãos.Com os cabelos presos dentro de touca ou rede e o uso de avental,você evita qualquer tipo de contaminação.

Calor do ambiente:O ideal é trabalhar em ambientes refrigerados por ar condicionado ou bem ventilados.Caso não seja possível,evite cozinhar enquanto está lidando com o chocolate.Porque além de aquecer o ambiente,vai enche-lo de vapor.A melhor solução é trabalhar a noite,quando a temperatura ambiente é mais baixa.

Dê exclusividade ao chocolate:Ele exige vigilância constante para não passar do ponto ideal de derretimento,secagem e endurecimento.

Temperagem:É o nome técnico do processo de derretimento e resfriamento do chocolate nobre(inclusive o diet),antes de ser empregado.

Quando se deve fazer a Temperagem:Sempre que os produtos forem feitos com chocolate nobre ou diet.