ACARAJÉ.UMA DELÍCIA BAIANA.


 
O Acarajé é um dos ícones da culinária baiana, feito com massa de feijão, recheado com vatapá.
Para  quem ñ sabe, o bolinho é patrimônio cultural do Brasil, tombado pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em reunião que teve a presença do ministro da Cultura, o baiano Gilberto Gil, e muito acarajé, claro
A origem do acarajé vem do akará, alimento sagrado, oferecido a Iansã, deusa africana que controla ventos, tempestades, relâmpagos e fogo.
Uma lenda africana conta que Iansã, após se separar de ogum e se unir a xangô, foi enviada pelo segundo marido à terra dos baribas em busca de um preparado que, ingerido, lhe desse o poder de cuspir fogo.
A deusa então provou do líquido e ganhou o poder. relatos históricos revelam que para homenagear os deuses, os africanos fazem cerimônias com o fogo, como o àkàrà, no qual o iniciado engole mechas de algodão embebidas em azeite-de-dendê em combustão, ritual que lembra o preparo do tradicional acarajé.
A origem do nome vem de uma versão reduzida da melodia entoada pelas baianas, no período colonial. O compositor baiano dorival caymmi reproduziu em sua música "a preta", um deles: "o acará jé ecó olailai ô". a frase seria o chamado para o freguês comprar o quitute.
A origem das baianas remonta à época do brasil-colônia, quando as negras de ganho percorriam as ruas da cidade com tabuleiros equilibrados sobre a cabeça vendendo comida. no tabuleiro, estavam as iguarias dos orixás, acarajé, vatapá, abará, que as filhas de santo comercializavam como obrigação do candomblé. Só as iniciadas no culto podiam vender o acarajé. Para isso vestiam bata e saia rendada brancas, colocavam o torso, o pano da costa, as pulseiras, balangandãs e colares na cor do seu orixá.
Na sua origem, o acarajé só podia ser vendido exclusivamente pelas filhas de santo de iansã (santa bárbara no sincretismo entre o Catolicismo e o Candomblé), em cumprimento à obrigação do seu orixá, que determinava inclusive o tempo em que essa obrigação deveria ser mantida.
Há mais ou menos 50 anos, vender acarajé tornou-se um meio de vida para a população afro-descendente de salvador, ligada ou não ao candomblé. As baianas passaram a trabalhar em pontos fixos, sendo os mais tradicionais os largos de Amaralina, Itapuã e o de Santana, no bairro do Rio Vermelho. Existem mais de 4000 baianas de acarajé de salvador, e muitos homens também vendem os bolinhos em cima de tabuleiros espalhados por quase todos os bairros da cidade.
No ritual, vale lembrar que existe também o akará, bolinho feito especificamente para Iansã, em tamanho maior, redondo e com grandes camarões em cima. Há ainda o akará oval, comida de Xangô, feito com a mesma massa do akará redondo, mas sem camarões.

RECEITA DE ACARAJÉ.
Ingredientes:
1/2 Kg de feijão fradinho
2 cebolas grandes
250 g de camarão seco (se colocar o camarão de molho por uma hora em água fria, terá que acrescentar sal, senão, cuidado, para não salgar
1 colher (chá) de gengibre ralado
Sal se necessário
Azeite de dendê para fritar
Vatapá para rechear
Preparo:
Têm duas maneiras de fazer, a primeira é muito mais prática e rápida, a segunda é a tradicional.
Acho que a rápida não fica devendo nada à segunda.
1º maneira de preparar:
Bata o feijão aos poucos no liquidificador, seco, para triturar.
Coloque em uma bacia e cubra com água.
Espere 1 minuto e retire as casacas que sobem na superfície com uma peneirinha.
Repita a operação, trocando a água mais 3 vezes.
Volte ao liquidificador, também aos poucos, agora com água o suficiente para bater, formando uma massa.
Coe em um pano fino, esprema e reserve.
Bata agora no liquidificador, a cebola, o gengibre, e o camarão.
Junte à massa de feijão em uma bacia.
Bata bem com uma colher de pau, mexendo de baixo para cima, para o ar entrar e a massa ficar bem leve, até dobrar de volume.
Coloque o azeite de dendê num tacho e deixe esquentar bem, junte uma cebola média inteira (para não queimar o azeite).
Modele os acarajés com uma colher de pau, pegue uma quantidade de massa da panela e com uma colher de sopa ajude a modelar.
A quantidade de massa para cada acarajé é de 3 colheres de sopa.
Frite e escorra em bastante papel toalha.
Recheie a gosto.
Normalmente o acarajé é servido com vatapá, molho de camarão e pimenta, para ficar como dizem os baianos, "quente"!
2º maneira de preparar:
Deixe o feijão fradinho de molho com a água durante 24 horas.
Troque várias vezes a água para não azedar.
Depois, lave bem em vários litros de água e, em seguida, retire a casca e os olhinhos pretos.
Passe o feijão no moinho ou no processador, aos poucos.
Coloque em uma bacia e o restante é igual ao preparo anterior.
Pimenta para o acarajé
Ingredientes:
1/2 kg de pimenta malagueta
Camarão seco a gosto
Azeite de dendê a gosto
Sal
Preparo:
Pique o camarão em pedaços bem pequenos.
Em uma frigideira, junte todos os ingredientes e frite um pouco.
Deixe a mistura bem molhada.
OBS: Se for na Bahia para  comer acarajé,tome cuidado para não pedir”Acarajé Quente”,porque em “baianes,quer dizer “carregado na pimenta!