BOLOS.A IMPORTÂNCIA DOS INGREDIENTES



GORDURA:Faz o bolo ficar macio,atenuando a ação da farinha.
Para que as gorduras fiquem bem misturadas,devem ser batidas energicamente com o açúcar.O excesso de gordura pode deixar o bolo pesado,compacto,indigesto.Sua falta faz com que o bolo fique seco,duro e sem graça.


AMIDO DE MILHO:Proporciona leveza a massa.Não precisa ser peneirado.Por ser mais leve que a farinha de trigo vai permitir que o seu bolo fique macio e saboroso.


O AÇÚCAR:Na quase maioria das receitas,deve ser batido com a manteiga,pois da combinação destes dois elementos resulta a maior delicadeza da massa.O excesso de açúcar faz o bolo ficar com textura desigual,levemente grossa,impedindo seu crescimento.


OS OVOS:as gemas ajudam a estabilizar dar liga a massa.Devem ser batidas com açúcar e amanteiga.As claras, que dão a leveza á massa devem ser batidas em neve para fornecer maior quantidade de ar.Só devem ser acrescentadas á massa no final.


O FERMENTO:O fermento em pó deve ser acrescentado ao final da preparação para que sua ação não seja enfraquecida,pois começa a agir quando entra em contato com líquidos frios.


O FORNO;Tem que distribuir bem o calor para o bolo assar por igual.A temperatura deve ser media,moderada.As baixas ou altas temperaturas podem "solar" o bolo.Não abra a porta do forno antes do tempo mínimo indicado na receita,para evitar que o bolo afunde.